Escola de Música Tom Maior
  • AREA DO ALUNO

25 May /2020

Qual a diferença entre Canto Lírico e Canto Popular?

Muitos alunos chegam à escola com a dúvida: Qual a Diferença entre o Canto Lírico e o Canto Popular?

A diferença entre os dois é a “região” onde a melodia foi escrita. A música lírica é composta na região tonal de cada qualificação vocal, sendo elas: Soprano, Contralto, Tenor e Baixo. Existem outras qualificações dentro dessas, mas são menos utilizadas. Falaremos mais sobre elas em outro post.

Para o Canto Lírico, o trabalho corporal é bem maior, pois além da respiração, diafragma, dicção e timbre, é necessário focar em aumentar a extensão vocal (grave, médio, agudo e super agudo), embelezando sua empostação dentro de sua qualificação vocal. Só assim o cantor lírico poderia enfrentar o estudo inicial de uma ópera, sem fazer uso de microfones ou amplificadores vocais.

Para o canto popular, trabalha-se a respiração, o diafragma, a dicção e sua verdadeira igualdade de timbre, aumentando sua resistência vocal. É um canto de voz limpa, sem empostamento, que cultiva e premia a voz como ela é em essência. O canto popular possui referências associadas ao canto amplificado, que utiliza de um aparelho transdutor, se para uma voz de pouco volume ou não, tudo se equaliza.

  • Voltar
  • Compartilhe