Escola de Música Tom Maior
  • AREA DO ALUNO

16 Jan /2021

Porque aprender partitura?

 Você olha aqueles desenhos todos de uma partitura musical e fica com um monte de pontos de interrogação na cabeça?

Acredite, é como aprender um novo idioma... a gente aprende aos poucos, parte por parte, letra por letra, até ir agrupando esse amontoado de informações.

A música como linguagem possui uma escrita particular, a partitura, formada de diversos componentes que constituem o som, como altura (indicativo do nome das notas e se são agudas ou graves), duração, sinais de repetição e formas de execução.

Depois que aprendemos a ler, fica muito mais fácil de entender música como um todo, pois a partitura é a forma mais completa de informação.

Apesar de ser muito importante, a leitura musical não é a única forma para a aprendizagem de um instrumento. Você já ouviu falar de alguém que toca “de ouvido”? Pois é... algumas pessoas desenvolvem a habilidade de tocar através do encadeamento das ideias musicais da memória auditiva das melodias e harmonias.

Uma outra forma de aprender música é através de cifras, letras do alfabeto que correspondem a acordes musicais. A grande maioria dos alunos que iniciam violão aprendem por cifras ou tablaturas, uma versão simplificada de leitura musical. (Vamos falar mais sobre cifras e tablaturas num próximo post, ok?)

 O ideal na formação completa de um estudante de música é desenvolver todas as formas de leitura e aprendizagem. Se você tiver a possibilidade de estudar poderá perceber que a partitura não é esse bicho de sete cabeças, mas um grande aliado!

Ainda ficou com dúvidas?
Comente suas dificuldades, que vamos te ajudar!

#aulademusica #aulademúsica #escolademusica #escolademúsica #auladecanto #auladeviolao #auladepiano #auladebateria #campogrande #dicascg

#partitura #leituramusical

  • Voltar
  • Compartilhe