Escola de Música Tom Maior
  • AREA DO ALUNO

30 Mar /2020

Ouvido Absoluto

O Ouvido Absoluto é a capacidade de perceber e dar a nomenclatura correta a cada uma das notas que chega ao seu ouvido. É um fenômeno auditivo geralmente considerado raro, onde a habilidade primordial da pessoa se consiste em identificar ou recriar uma dada nota musical, mesmo sem ter um tom ou nota como referência.E não se consiste apenas a notas musicais, mas sons da natureza, da cidade, do campo, de máquinas e etc. 
 
A habilidade se processa com mais afinco do lado esquerdo do cérebro, que é a região responsável pelo processamento de todos os sons captados pelo ouvido, sendo uma região ainda mais ativa do que em músicos. A partir dessa captação, o cérebro é capaz de criar uma 'imagem auditiva interna' de qualquer tom musical, podendo identificar qualquer tom acusticamente apresentado (denominado ouvido absoluto passivo) e mais raramente, cantar qualquer tom de memória, sem referências externas (denominado ouvido absoluto ativo).
 
A percepção do ouvido absoluto não é dependente de um tipo especial deouvido, mas sim reflete uma habilidade especial para analisar informações de frequência, presumivelmente envolvendo processamento cortical de alto nível. Suas maiores habilidades são, dentre muitas, a nomeação de notas e acordes apenas por ouvi-lo, cantar qualquer tom usando a memória sem nenhuma referência, cantar canções após apenas ouvi-las, compor usando a criatividade, identificar tons de canções apenas por ouvi-lo, ler partituras mentalmente, saber se um tom é sustenido ou bemol, entre outros.
 
Estima-se que uma em cada 10 mil pessoas possua essa habilidade, mas os especialistas não sabem explicar ao certo porque ela ocorre. Há quem diga que seja uma habilidade genética, outros acreditam que seja treinamento, e outros acreditam que seja um dom. Seja qual for a explicação para esse fenômeno, a maioria dos músicos adoraria ter!
 
Curiosidade: Famosos que possuem ouvido absoluto: Jumi Hendrix, Mozart, João Gilberto, Hermeto Pascoal, entre outros.

  • Voltar
  • Compartilhe