Escola de Música Tom Maior
  • AREA DO ALUNO

14 Aug /2020

Nariz entupido e Canto

Nariz entupido é uma situação muito ruim não é mesmo? Principalmente se você é cantor, ator ou usa a voz profissionalmente. Quando o nariz entope a voz fica entubada, sem a ressonância nasal adequada fazendo com que a voz fique diferente do habitual além de dificultar a respiração e prejudica o paladar. Com o nariz entupido a respiração fica totalmente oral trazendo várias consequências como ressecamento da mucosa, alterações de mastigação, deglutição e voz. Se isso ocorre uma vez ou outra não há prejuízos graves, mas algumas pessoas passam por esse problema continuamente.
O nariz entupido é uma resposta natural do corpo a inflamações, alergias, desvio de septo, pólipos nasais ou hipertrofia de adenoides.
 
Há no mercado vários remédios que são descongestionantes que quando usados adequadamente e sob prescrição médica podem amenizar ou resolver o problema. Mas esses remédios geralmente são vasoconstritores e trazem dependência por trazer um alívio imediato, mas paulatinamente os efeitos serão mais curtos e o uso será necessário cada vez mais próximo um do outro. O que vemos na prática é que quando uma pessoa apresenta o tamponamento nasal e recorre a esses medicamentos acaba usando em excesso e fica complemente refém do mesmo. O uso contínuo pode trazer lesões na mucosa, taquicardia e hipertensão.

Então o que fazer sem ficar viciado em descongestionante?

Primeiro precisa de um acompanhamento médico de um otorrinolaringologista para diagnosticar qual a origem do entupimento se é algo estrutural, alérgico ou se por hábito.
O tratamento pode ser medicamentoso ou não. Se for um hábito o acompanhamento com Fonoaudiólogo é importante uma vez que precisa treinar a respiração nasal para diminuir os impactos na mastigação, deglutição e voz.
Existem várias técnicas que podem ser usadas para amenizar o problema de nariz entupido e treinamento nasal: nebulização com soro fisiológico, realizar a lavagem nasal, inalação de vapor quente e técnicas orientais como acupuntura, florais, meditação dentre outras.

  • Voltar
  • Compartilhe