Escola de Música Tom Maior
  • AREA DO ALUNO

25 May /2020

Benefícios da Musicalização Infantil

Diz um antigo ditado que “a música amansa as feras”e tem um efeito poderoso sobre nós. Oscar Wilde disse que: “a arte da música é a que mais se aproxima das lágrimas e das recordações”A música não é um recurso que deve ser usado apenas para despertar nossos sentimentos, mas também para promover a aprendizagem e melhorar a memória. Mas, não é apenas na fase adolescente ou quando já mais maduros e adultos que isso tudo se manifesta. A partir da infância a música já tem este efeito em nós, seres humanos.

 

Benefícios da musicalização infantil

            A música é um conhecimento rico em si mesmo, desde o aprender específico de um instrumento até às questões que se referem à teoria musical.  Além destes benefícios próprios do aprendizado musical, temos a qualidade da música enquanto recurso pedagógico.

Musicalizar é despertar para este universo musical. A musicalização infantil é um conjunto de atividades que sensibilizam a criança para os sons a sua volta. De forma intuitiva e lúdica ela trabalha e amplia a percepção da criança para fundamentos como ritmo, melodia e harmonia. Conheça alguns benefícios:

1. Desenvolvimento da cognição

Ela desenvolve habilidades cognitivas que auxiliam desde a memória, criatividade, motricidade e concentração.

2. Conhecimento musical

Através desta ludicidade intuitiva, cria-se um estado mental favorável para a compreensão da sonoridade e com a disposição para a assimilação de conhecimentos musicais. Com isso, mais pra frente, a criança poderá desenvolver habilidades em canto e aprender com mais facilidade a tocar instrumentos musicais.

3. Aumento da percepção corporal e da coordenação motora

Com o ritmo a criança movimenta o corpo e desenvolve a percepção corporal, a coordenação motora e a psicomotricidade. Através da melodia de cada canção, a criança entende e distingue a sonoridade entre as notas musicais e aprende a movimentar o corpo de acordo com os ritmos e harmonias.

4. Desenvolvimento da fala e do vocabulário

O cantar contribui para o desenvolvimento da fala e de um vocabulário rico. Com os jogos de improvisação, a agilidade do raciocínio lógico e a capacidade de concentração são estimuladas. Nas aulas em grupo, o cantar e o tocar todos juntos e simultaneamente faz com que os pequenos busquem a harmonização sonora, o que auxilia na sociabilização, no convívio e agrega valores como o respeito pelo próximo. Quando muito novos, essa socialização também ajudará com que eles falem mais e aprendam a se expressar mais rápido e melhor.

Assim, a musicalização infantil é uma aula cheia de jogos, brincadeiras cantadas e dançadas, parlendas, cirandas, histórias e outras diversas atividades que tem o objetivo de proporcionar vivências musicais em um ambiente onde as crianças divirtam-se, interajam com colegas e professores e conheçam as distintas possibilidades do som, trabalhando com os quatro parâmetros do som de forma isolada. A música desde a infância aguça a sensibilidade e a afetividade, enriquece a comunicação inclusive nas crianças tímidas, trabalhando a autoestima e confiança.

 

  • Voltar
  • Compartilhe